Tecnologia para o terceiro setor
15 de junho de 2022
Benefícios das novas tecnologias no terceiro setor
O avanço tecnológico influencia profundamente a forma de viver no mundo atual. Praticamente todos os empreendimentos humanos realizados no nosso tempo são baseados em um conjunto de máquinas e sistemas que sustentam a sociedade atual e a fazem funcionar. Se olharmos para o mundo das empresas, veremos que dificilmente uma organização sobrevive sem um site e outras tecnologias essenciais para que o negócio ande bem. Nem mesmo as instituições sem fins lucrativos ficam de fora dos benefícios da tecnologia; e é esta a finalidade deste post: vamos falar um pouco sobre o papel que desempenham as novas tecnologias no terceiro setor.

 

Como já foi citado, o desenvolvimento tecnológico das últimas décadas foi tamanho, que poucas são as atividades sociais que não se beneficiam de alguma ferramenta tecnológica moderna. Neste texto, vamos nos concentrar em observar isso nas entidades sem fins lucrativos. Falaremos sobre como a informatização e a tecnologia têm ajudado as instituições de caráter filantrópico a avançar nas suas causas sociais.

 

Como a tecnologia das mídias digitais podem contribuir com o terceiro setor?

A internet revolucionou as formas de comunicação; hoje, com as mídias digitais (blogs, redes sociais, aplicativos de mensagens, programas de transmissões ao vivo, etc) é possível interagir com milhares de pessoas de várias partes do mundo.

 

A partir do momento em que as mídias digitais encurtaram as distâncias entre as pessoas, estas passaram a usar esses canais de comunicação também para buscar e oferecer soluções, divulgar os seus negócios e, assim, conseguir alcançar um público maior.

 

Com as entidades do terceiro setor, não ocorreu de maneira diferente. Elas agora têm a possibilidade de chegar a mais pessoas através das mídias sociais, mostrar o seu trabalho e os projetos que realizam para um público muito mais amplo. E isto é fundamental; sobretudo porque instituições de caráter filantrópico sobrevivem a base de trabalhos voluntários e doações. E para este último caso (das doações), se a comunicação for bem feita, as arrecadações possuem grandes chances de serem mais altas, tendo em vista que maior é o espaço amostral dos doadores, que abrange o território nacional e internacional.

 

Portanto, a contribuição dada pelas mídias sociais é bem clara: elas ampliaram o canal de comunicação das instituições do terceiro setor e as ajudou a chegar a um número maior de pessoas. Uma associação que, por exemplo, utilize uma ferramenta como o Instagram para expor os seus projetos e a causa em que atua, tem o seu trabalho reverberado para além das fronteiras do local onde este trabalho de fato acontece.

 

Ampliar a arrecadação com novas tecnologias de plataforma de doação online

Ainda sobre a atuação das tecnologias no terceiro setor, falaremos agora sobre as plataformas de doação online, que são ferramentas mais eficientes para receber as contribuições. Na verdade, essa segunda tecnologia é, por assim dizer, uma consequência da primeira (as mídias digitais), da qual falamos no tópico anterior. Pois os sistemas de doações online são uma forma de facilitar as contribuições de pessoas que moram em outros estados ou mesmo em outros países e desejam ajudar um trabalho social do qual tomaram conhecimento através das redes sociais ou de um vídeo do YouTube, por exemplo.

 

Então, em vez de recorrer às transferências bancárias, que são demoradas e exigem uma série de cuidados burocráticos, as entidades sem fins lucrativos têm a opção de usar os sistemas de doação online e, assim, deixar tudo mais simples e prático ao doador, que em questão de segundos consegue realizar sua contribuição.

 

As plataformas são sobretudo ferramentas de praticidade e comodidade à pessoa que vai ajudar um projeto social. Pois, como falamos, rapidamente as doações podem ser concluídas por diferentes opções de pagamento e em diferentes moedas. Contar com uma tecnologia como esta, aliada a um bom trabalho de comunicação e divulgação do projeto é fundamental para ampliar as arrecadações.

 

Como utilizar a infraestrutura de TI na sua instituição do terceiro setor

Até agora tratamos de esclarecer como as organizações do terceiro setor podem se beneficiar de algumas tecnologias para desenvolver melhor o seu trabalho. Falamos como  as mídias digitais podem ser utilizadas por essas entidades e como possuir um sistema para receber doações online pode fazer toda a diferença.

 

Entretanto, para chegar a desfrutar dos benefícios que oferecem essas tecnologias, é necessário que essas entidades tenham alguma infraestrutura para trabalhar com elas. Por infraestrutura, não nos referimos aqui a um super departamento de TI com os equipamentos mais modernos. Mas pelo menos é importante contar com alguns profissionais qualificados (ainda que em pequena quantidade), com bons computadores e sistemas para ajudar no controle das demandas internas e externas, mesmo que sejam voluntários ou parceiros.

 

Infraestrutura de TI terceiro setor

 

Exemplos de tecnologia podem ser utilizadas pelo terceiro setor

Por fim, chegamos ao momento de ir um pouco mais a fundo e citar algumas soluções tecnológicas que já existem e são muito usadas por empresas privadas e pelo setor público, mas que também podem ser aplicadas ao trabalho de uma fundação, de uma ONG, de uma associação, enfim das entidades do terceiro setor de maneira geral.

 

Na verdade, no início deste texto nós já citamos algumas opções de sistemas que são importantes e devem ser utilizados quando falamos das mídias digitais e das plataformas para doações online. Entretanto existem outras soluções tecnológicas importantes.

Confira alguns exemplos:

 

  • O uso da computação em nuvem;
  • Sites;
  • Blogs;
  • Aplicativos para smartphones;
  • Sistemas para gestão interna.

 

Estas são algumas das soluções das quais as organizações do terceiro setor podem se valer para seguir cada vez mais adiante em suas causas sociais. O bom uso, não diríamos de todas, mas de algumas dessas sugestões, rapidamente já apresentará mudanças e resultados satisfatórios ao funcionamento do projeto social.

 

*Texto produzido e distribuído pela Link Nacional para os assinantes da solução Conteúdo para Blog.

0 comentários

Enviar um comentário

ACA: Casa de Babas
Endereço

Estrada do Porto Velho, 199 Cordovil - Rio de Janeiro - RJ

Telefone

+55 (21) 9 8030 - 1579

E-mail

contato@acasadebambas.org

Funcionamento

Segunda-Feira a Sexta-Feira
Das 09h às 18h